Grande Curitiba

CAC absorve serviços dos departamentos de rendas imobiliárias e de controle da dívida ativa

Mudança deve agilizar processos para os contribuintes e facilitar o atendimento na sede administrativa da Prefeitura Municipal
15 de fevereiro de 2023 às 12:24
(Foto: Divulgação/ SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, por meio de uma integração da Secretaria Municipal da Fazenda e do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), disponibilizará algumas mudanças no atendimento de serviços do bloco 12 que passarão a ser realizados diretamente no CAC que fica na entrada da sede administrativa, a partir do dia 27 de fevereiro.

Tal decisão tem foco especialmente nos atendimentos referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023, porém abrange também dúvidas e apoio com relação a outros tributos. Sendo assim, para o contribuinte será ainda mais fácil, por exemplo, emitir a(s) guia(s) para recolhimento do IPTU ou consultar o parcelamento administrativo de dívidas ativas. Isso significa que é só chegar na Prefeitura e fazer a solicitação direto no CAC, não precisa mais descer ao bloco 12. Em cada atendimento o CAC fará um filtro para melhor direcionar internamente, e o que for possível já fará o atendimento.

Além desses exemplos, o CAC passará a realizar a emissão de importantes documentos como o espelho cadastral de imóvel, os três tipos de Certidão Negativa de Débitos (CND) – imobiliária, empresarial e para fins diversos -, e ainda estará apta a orientar sobre como fazer parcelamentos administrativos e consultar o andamento de processos. “A orientação ao contribuinte é que dirija-se primeiro ao CAC e confira se o que ele precisa de documentação pode ser feito ali. Isso deve resultar em economia de tempo para as pessoas, sem dúvida”, orienta Clairton Darci Tummler, diretor do Centro de Atendimento ao Cidadão.

Atendimento online para IPTU – O contribuinte poderá emitir a(s) guia(s) para recolhimento do tributo em exercício, através da página de Autoatendimento que fica aqui no Portal do Cidadão. Na página inicial clique em Certidões/Guias (card azul), ou acesse direto no link.

Dentre as opções de pagamento, ao gerar online, escolha entre duas opções: por pix (gera um QR Code), ou por boleto (bancos conveniados Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil). Nos casos de atrasos em que o contribuinte não esteja inscrito em dívida ativa ainda, seus débitos atrasados ficam disponíveis no site e podem ser gerados para pagamento online mesmo. A Secretaria Municipal da Fazenda ainda disponibiliza atendimento para dúvidas pelo aplicativo de mensagens whatsapp (confira o número abaixo).

Atrasos – Para regularização dos débitos de IPTU de exercícios anteriores a 2023 – portanto já em dívida ativa -, o contribuinte também deverá procurar o CAC. E nos casos em que o contribuinte possui dívida ativa judicial, o mesmo deverá procurar o Departamento de Controle da Dívida Ativa (DCDA) que fica no bloco 12 da sede administrativa da Prefeitura de Campo Largo, para a regularização.

Serviço:

Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)

Fone: 3291-5516

E-mail: [email protected]

Departamento de Controle da Dívida Ativa (DCDA)

Fone: 3291-5028

Fone: 3291-5206

WhatsApp: 3291-5206

E-mail: [email protected]

Departamento de Rendas Imobiliárias (DRI)

Fone: 3291-5090

Fone: 3291-5088

WhatsApp: 3291-5088

https://campolargo.atende.net/subportal/departamento-de-rendas-imobiliarias