Grande Curitiba

Pista Municipal de Trânsito recebe centenas de estudantes para ensino da Segurança Viária

Fechando a Campanha Maio Amarelo - Juntos salvamos vidas, alunos do Ensino Fundamental I das escolas municipais participam de aulas práticas sobre prevenção a acidentes e regras de trânsito
31 de maio de 2023 às 17:05
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Com o propósito de conscientizar a responsabilidade no trânsito, a Prefeitura de Campo Largo, por meio das secretarias municipais de Ordem Pública e Educação, fez uma ação integrada para ensinar crianças do Ensino Fundamental I sobre as práticas e normas que devem ser seguidas no trânsito de qualquer lugar do país.

Seguindo a agenda de aprendizagem da Escola de Trânsito do município, na Pista Municipal já passaram pelas aulas práticas 900 estudantes de 18 instituições de ensino do município.

As aulas contemplam o Programa Educa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). O aprendizado começa nas salas de aula, com a metodologia de uma cartilha adquirida através de convênio, que ensina regras básicas e preventivas que todo condutor deve adotar na hora de trafegar no trânsito.

A segunda etapa é a ida à Pista de Trânsito para iniciar as aulas práticas, com uma estrutura que comporta:

– Semáforos: 3 para veículos / 2 para pedestres;
– 11 placas PARE;
– 1 placa VELOCIDADE PERMITIDA;
– 4 placas SENTIDO DE CIRCULAÇÃO NA ROTATÓRIA R-33;
– 2 placas PASSAGEM DE PEDESTRE – FAIXA ELEVADA;
– 6 faixas PEDESTRE;
– 1 travessia elevada;
– 6 ciclofaixas;
– 1 rotatória (sinalização horizontal);
– 11 sinalizações gráficas na horizontal (PARE).

O ensino prático na pista será ministrado para, ainda, 1.000 alunos até o final deste ano letivo. Estudantes das escolas do interior também realizarão visitas na estrutura da pista.

A equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública prepara um projeto para visitar e conversar com diretores e pedagogas de escolas particulares para ampliar a aprendizagem na Escola de Trânsito (cartilha e pista). Hoje, as atividades são realizadas com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais.
Campo Largo foi o primeiro município do Paraná a inserir o Programa Educa nas escolas, reforçando o ensino sobre a segurança viária entre os estudantes.

Pista Municipal de Trânsito – O Município inaugurou a pista em setembro de 2022, trazendo um espaço para que escolas e corpo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação possam reforçar o ensino sobre trânsito seguro, sinalização, mobilidade e direção defensiva.

A Pista Municipal de Trânsito faz frente às diversas situações vivenciadas no trânsito e vem para ampliar o aprendizado em segurança viária e, especialmente, ensinar medidas simples de preservação da vida. A pista possui sinalização horizontal e vertical para ensinar às crianças sobre respeito às velocidades permitidas, direção defensiva, leitura das placas indicativas e todos os assuntos que levam à segurança viária de uma localidade, seja cidade, estado e/ou país.

A agenda para aulas práticas na Pista Municipal de Trânsito segue até junho, primeiramente, e as atividades podem sofrer alterações devido às variações climáticas. Agende pelo telefone: (41) 3392-3371.