Servidores públicos participam de seminário sobre Prevenção ao Uso de Drogas e Álcool
COM ASSESSORIAS – Dezenas de servidores municipais participaram na manhã desta quarta-feira (28) do 1º Seminário do Sistema de Prevenção Tô Esperto, na Casa da Cultura. A especialista em prevenção, doutora em Psicologia e mestre em Saúde Mental, Dra. Jane Moraes Lopes, apresentou a palestra Desafios na implementação de Projetos de Prevenção dos problemas relacionados ao uso indevido de álcool e drogas.
Este primeiro seminário faz parte das ações do Plano de Ação Local da Deliberação nº 109/2017 – CEDCA/PR. Profissionais da saúde municipal que trabalham nas UBSs e CAPs II, entre outros equipamentos, professores e servidores da Educação (ensinos Fundamental e Médio) e assistentes sociais que fazem atendimentos nos CRAS e no CREAS, participaram da palestra e discussão.
O objetivo do evento foi o de fortalecer a implementação dos programas ofertados dentro do sistema de prevenção Tô Esperto – Deliberação nº 109/2017 do CEDCA-PR: Jogos Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes.
“São programas de desenvolvimento de habilidades sociais, de tomada de decisões, de interação prazerosa nas famílias. O Jogos Elos, por exemplo, nem fala de droga. Trabalhar a prevenção é isso. É entendimento de cuidado, sem atitude de perseguição ou julgamento”, pontuou a palestrante.
A doutora Jane também sugere que os profissionais busquem experiências que já deram certo. “Não é preciso inventar, ser muito criativo, nem trabalhar com suposições. Otimize recursos e energia, procurando estudos, pesquisas e dinâmicas que já deram certo. É para isso que os três programas estão aí (Jogos Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes), já foram validados”, completa.
Presenças – As secretárias municipais Dorotéa Stoco (Educação) e Márcia Fabiani Botelho (Desenvolvimento Social) também acompanharam a palestra da doutora Jane, assim como o diretor da Secretaria Municipal de Educação, Bruno César, e o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ari Stoparo.
Tô esperto! – Em Campo Largo, os três programas de prevenção ao uso, abuso e dependência de álcool e drogas Jogos Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes estão sendo implementados. Eles atendem a Deliberação nº 109/2017 do CEDCA-PR e estão em andamento em três escolas municipais (Dona Fina, João Santana e Policarpo Miranda), três colégios estaduais (Prof. Edith, Albina Muginoski e Júlio Nerone), nos CRAS Ferraria, Meliane e Rivabem, e nas UBSs Ferraria, Vila Glória e Itaboa. Juntos, os programas devem atingir mais de 1.100 estudantes e suas famílias.
Aqui no município, este sistema de prevenção foi intitulado como Tô Esperto, nome que sintetiza que os públicos envolvidos estão atentos aos perigos das más escolhas, e que os pais, amigos, responsáveis e pessoas do círculo social do jovem estão de olho nos riscos.
O desenvolvimento e a aplicação dos programas é de responsabilidade de uma comissão formada por membros das secretarias municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social (que recebe o recurso fundo a fundo do Governo Estadual), Governo, Comunicação Social e TI, Esporte, Lazer e Cultura, Meio Ambiente e Ordem Pública, instituída pela portaria nº 549/2023.
Além dos programas com os públicos-alvo, a comissão implementa o Plano de Ação Local, realizando ao longo do ano seminários, palestras, caminhadas e eventos em locais públicos para fomentar a discussão e o debate sobre o tema.