Grande Curitiba

Programação do Coreto Digital traz estreias de vídeos e exposição virtual

12 de abril de 2021 às 18:36
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com a abertura do Passeio Público, o Coreto Digital volta a trazer a cultura curitibana ao ar livre em sua tela. A programação de abril conta com a exibição de 35 vídeos por dia, homenagens a Curitiba, exposição virtual do fotógrafo Daniel Castellano e lançamento do Programa Música no Coreto e do projeto Caravana Cultural.

As exibições no Coreto Digital acontecem de forma rotativa, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. Para conferir basta uma caminhada pelo parque mais central da cidade.

Os vídeos são exibidos todos os dias em diversos horários, para evitar aglomerações.

Programa Música no Coreto

Com início essa semana, o programa é resultado de gravações de alta qualidade, realizadas com 35 bandas da cidade, no Teatro do Paiol. O objetivo é divulgar a produção profissional de músicos autorais intérpretes e instrumentistas locais selecionados por edital, com curadoria de Fabio Elias, Glauco Sölter, Gustavo Moro, Junior Bier, Julião Boêmio e Lucas Melo.

São vídeos de 15 minutos cada, gravados durante o mês de novembro, seguindo todas as medidas de isolamento social.

Neste primeiro mês apenas dez serão exibidos. São eles: Bananeira Brass Band, Bombaião, Celso Piratta e a Banda Provisória do Ahú, Emiliano Pereira Quarteto, J.A.C (Juri de Atitude Consciente), Luis Otávio e Joel Muller, Mandala Folk, Oswaldo Rios e Rogério Gulin, Rapha Moraes e Zarabatana.

Caravana Cultural

Com direção de Mauro Zanatta, serão exibidos dez episódios de Caravana Cultural. Nos vídeos, casos e causos são apresentados de forma lúdica e divertida, enaltecendo a produção literária popular, assim como a criatividade, engenhosidade e sabedoria do povo brasileiro. As artes do circo e do teatro são a raiz do projeto, que celebra os contos tradicionais brasileiros. Mais informações no site https://caravanacultural.com.

Curitiba, 328 anos

A programação reformulada por conta da reabertura dos parques apresenta vídeos comemorativos pelo aniversário da cidade. Dois deles são execuções do Hino de Curitiba, o primeiro pelo grupo de música erudita Camerata Antiqua de Curitiba e o outro com um coro de 30 crianças, alunas do Programa de Educação Musical nas Regionais, MusicaR.

Ainda dentro das homenagens, a Orquestra à Base de Corda toca As Mocinhas da Cidade, da dupla de música caipira Belarmino e Gabriela. Com os convidados Rui Graciano e Soraya Valente, filhos da dupla, o concerto será entremeado com imagens de apresentações e bailes de época, onde as mocinhas de Curitiba dançavam com seus pares.

Para completar, a exposição virtual Curitiba do Amanhecer ao Anoitecer mostra um pouco do trabalho autoral de Castellano.

“São fotos antigas e recentes de araucárias e lugares da cidade resultantes das minhas andanças em busca da luz ideal”, resume o profissional. As fotos receberam pequenas animações em detalhamentos/pontos específicos, o que movimenta o cenário.

Serviço: videoclipes, exposição e homenagens a cidade

Local: Coreto Digital do Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro)
Horário: De terça-feira a sábado, das 10h às 18h, até 30 de abril
Gratuito