Estúdio do Imap está pronto para a produção de videoaulas para servidores e a população

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca visitou, na tarde desta terça-feira (1/6), o novo estúdio do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), no Edifício Delta, no bairro Alto da Glória. A nova estrutura possui equipamentos e softwares modernos para a captação e produção de conteúdo audiovisual de qualidade para a atualização dos servidores da Prefeitura de Curitiba.
“O estúdio da TV Imap da Escola de Administração Pública vai permitir que o saber e o conhecimento cheguem a todos os servidores. Queremos que os cursos de formação e desenvolvimento profissional possam ser compartilhados entre os servidores e a população”, disse o prefeito ao presidente do Imap, Alexandre Matschinske, e à secretária da Comunicação Social, Cinthia Genguini.
Matschinske destacou que a iniciativa pioneira coloca Curitiba na vanguarda e permitirá que a cidade compartilhe o conteúdo produzido com outros municípios, como os da Grande Curitiba. Ele lembrou que o estúdio vinha sendo projetado desde 2019, antes do início da pandemia pelo novo coronavírus.
“Somos uma das primeiras cidades do país a criar um estúdio próprio e exclusivo. Ele está totalmente adequado aos novos tempos que vivemos no qual precisamos manter a capacitação dos nossos servidores, mas de forma segura, a distância”, argumentou o presidente do Instituto.
Ele lembrou que ainda que o momento atual exija mais cuidado em relação ao atendimento dos protocolos sanitários, é necessário disseminar informações, atualizar conhecimentos, sem que isso implique em deslocamentos.
A busca e o desenvolvimento de instrumentos e metodologias para o aperfeiçoamento contínuo da administração pública estão entre as competências do Imap. A Escola de Administração Pública foi criada em 1994, quando o prefeito Rafael Greca exercia seu primeiro mandato. Ela é responsável pela formação profissional dos servidores, com vistas no atendimento de qualidade ao cidadão.
Futuro
A expectativa do Imap é desenvolver, em parceria com as diversas secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba, conteúdo audiovisual, como cursos, palestras, seminários, para disponibilização aos servidores por meio da plataforma Aprendere Moodle.
Atualmente, o ambiente virtual de aprendizagem do Imap permite a publicação de vídeos dentre outros recursos de aprendizagem. “A diferença é que poderemos produzir materiais com mais qualidade”, observa o presidente do Imap.
O estúdio permitirá ainda a produção de conteúdos personalizados. Haverá a possibilidade de locação do espaço e a contratação do Imap para consultoria em produções na modalidade EaD.
Como agendar
Para agendar a utilização do Estúdio Imap, a secretaria ou órgão da Prefeitura de Curitiba deve apresentar o projeto de utilização do espaço com antecedência mínima de 20 dias, para que a equipe técnica do Imap possa avaliar a proposta. Se houver necessidade de contratação de docente, o prazo necessário será maior.
Será priorizado o atendimento aos cursos comuns, como os de Excel, os relacionados à nova lei de licitações e contratos, o Sistema Único de Protocolo (SUP Eletrônico), elaboração de termo de referência, editais e formação de preços, por exemplo. Também poderão ser atendidos os cursos específicos previstos por cada secretaria.
A utilização do estúdio pode ser agendada pelo site do Imap, a exemplo do que é feito em outras unidades gerenciadas pelo Instituto. Basta escolher o espaço, para consultar as datas disponíveis. Os interessados também podem entrar em contato pelo endereço eletrônico [email protected] .
A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Imap, Amanda Avancini Silva, também acompanhou a visita do prefeito.