Grande Curitiba

Câmara Municipal de Curitiba dialoga com entidade que atua pela qualidade de vida dos autistas

Câmara recebeu exemplares de livro voltado a gestores e agentes públicos sobre a temática do autismo.
25 de junho de 2021 às 19:14
(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Curitiba)

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), recebeu, nesta quinta-feira (24), Elyse Matos, representante do Movimento Capricha na Inclusão, que atua pela qualidade de vida da pessoa autista. Mãe de uma pessoa autista, Elyse veio ao Legislativo divulgar o livro Autismo: compreensão e práticas baseadas em evidências (faça o download do e-book). O vereador Pier Petruzziello (PTB), que preside a Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, também participou do encontro.

Elyse, ao lado de Marila Mendes, é organizadora do livro, assinado pelo neuropediatra Paulo Liberalesso e pelo professor Lucelmo Lacerda, que é pós-doutor em análise do comportamento. Segundo a organizadora, a obra é voltada aos gestores públicos e legisladores, com rigor técnico, mas linguagem acessível. “A maior parte dos materiais atuais são para famílias [com autistas] ou com conteúdo muito técnico, então nossa ideia é trazer esse conhecimento para as pessoas que muitas vezes tomam decisões que afetam a vida das pessoas com deficiência e eliminar os estigmas relacionados ao autismo”, explica.

O presidente da CMC agradeceu pela visita e elogiou a produção do material, reconhecendo a necessidade de os agentes públicos – e a sociedade como um todo – terem mais conhecimento sobre o autismo. Tico Kuzma sugeriu a realização de uma parceria entre o Capricha na Inclusão e a Escola do Legislativo da Câmara de Curitiba, para o desenvolvimento de uma capacitação, aberta ao público em geral, que promova uma sensibilização em relação às pessoas com deficiência.

Em nome da Comissão de Acessibilidade, Petruzziello colocou o colegiado à disposição para dar suporte à atividade de sensibilização. O parlamentar também citou projeto de lei de sua autoria (005.00146.2020) para implementar na capital as diretrizes da educação especial à pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), com foco na inclusão. Segundo o vereador, ainda faltam protocolos para garantir o aprendizado dos autistas, por isso ele defendeu a adoção de práticas baseadas em evidências, que possam ser utilizadas pelos educadores. O projeto de lei está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Turismo. Tayene Coelho, que integra a assessoria de Petruzziello, também participou do encontro.

O livro

Conforme Elyse Matos, a obra tem recebido boa aceitação do público e já teve 80 mil downloads. Em Curitiba, ela informa, 440 livros foram doados para os CMEIs, para auxiliar na parte pedagógica. “[O livro] é um instrumento de trabalho, pois apresenta práticas baseadas em evidências, intervenções seguras e eficazes, que podem gerar efetiva melhoria de vida na pessoa autista”, observa.

Ainda segundo a organizadora, outros dois livros sobre a temática serão lançados, transformando o conteúdo em uma coletânea. Elyse defende a inclusão dos autistas nas escolas regulares. “Não basta estar matriculado, queremos que tenha aprendizado”, emendou. A obra, conforme entendimento dos vereadores e da organizadora, ficará também disponível para download na página da Comissão de Acessibilidade.

Serviço

O Movimento Capricha na Inclusão possui página no Facebook e no Instagram, clique aqui e aqui para conhecer.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba