Grande Curitiba

Guardas do Boqueirão aliam combate ao crime e solidariedade

16 de julho de 2021 às 16:05
(Foto: Ricardo Deverson/Guarda Municipal)

COM ASSESSORIAS – O núcleo da Guarda Municipal do Boqueirão é o segundo que mais atendeu ocorrências no período de janeiro a junho, depois da Matriz. Do rol de 2.928 registros no período, as equipes aliaram o combate ao crime, evidenciado por furtos, roubos e receptação, a ações solidárias.

No período foram abordadas 308 pessoas suspeitas, com 94 flagrantes a crimes diversos. Dos 11 casos mais representativos de furto, sete foram cometidos contra equipamentos públicos, além de ocorrências contra pedestre, residência e veículo. Entre eles, mais de 28 quilos de fios de cobre recuperados, além de um controlador de semáforo e de materiais retirados de cemitério.

As equipes ainda conseguiram prender os responsáveis por sete roubos (um a residência e seis contra pedestres), além da apreensão de um adolescente envolvido em crime cometido na estação-tubo Coronel José Luiz dos Santos.

“Além do patrulhamento preventivo e atendimento a situações relacionadas à segurança pública, os guardas estão presentes durante atividades de diversos outros órgãos, como na entrega dos kits alimentação da Educação e apoio em ações das equipes de Obras, da Urbs, da Cohab, do Conselho Tutelar, do IML e de tantos outros”, observa o chefe do núcleo da GM no Boqueirão, Vilson Stempinhaki. Todas elas somaram 347 apoios no período de janeiro a junho.

Cuidado com os animais

Os guardas cuidam da cidade, das pessoas e, também, dos animais. Há três meses, um homem em situação de rua foi esfaqueado e precisou ser encaminhado ao hospital. Após comover guardas municipais ao pedir que cuidassem do seu cachorro de estimação, ele recuperou o animal assim que foi liberado pelo médico.

Guardas do núcleo Boqueirão deixaram o cão na unidade durante o internamento do paciente. “Foi gratificante ver o amor do animal e do seu dono. Todos ficamos muito felizes com o reencontro”, disse a guarda Monique Anne Martins Figueira, que ajudou a cuidar do bichinho.

Esta não foi a primeira vez que a empatia com os mascotes de quatro patas virou notícia. Companheira do guarda Edson Vicente, no ano de 2019 a cadela Marina acompanhava as rondas na Rua da Cidadania de segunda à sexta-feira e voltava para casa aos finais de semana.

Raio-x do Boqueirão

Regional do Zoológico de Curitiba e do Parque Náutico, Boqueirão também conta com diversas praças atendidas pelos guardas municipais, como a Alfredo Hauer, a Menonitas, a Primeiro de Maio e a Esmeralda.

“É notória a importância dos serviços prestados por esses dedicados servidores ‘sangue azul’ como suas fardas. Eles protegem o curitibanos e zelam pela integridade dos equipamentos públicos dos nossos bairros, como unidades de saúde, quadras de esportes, praças, escolas, casas de apoio da FAS e parques”, destaca o administrador regional do Boqueirão, Ricardo Alexandre Dias.

Memória

Há 15 anos na GM, o guarda Marcelo Tomaz sempre trabalhou no núcleo do Boqueirão, em diferentes postos. Além do Zoo e do Náutico, fez a segurança de unidades de saúde e da UPA Boqueirão. “Durante a Copa do Mundo de 2014, trabalhei na Pedreira Paulo Leminski, além de retiradas de invasões na CIC e na Vila Pantanal”, conta.

A pluralidade de atendimentos é marcante para ele, que destaca a recuperação de bens roubados e furtados, auxílio a idosos que se perdiam e apoios a cidadãos em casos de acidentes. “Com o primeiro atendimento, ajudamos a salvar vidas até a chegada da ambulância. Tenho orgulho de ser um guarda municipal de Curitiba”.

Outra atividade relembrada com muito carinho pelo GM Marcelo Tomaz é a de coordenador disciplinar da Guarda Municipal Mirim durante mais de uma década, repassando instruções e disseminando conceitos do programa a mais de mil alunos com idade entre 9 e 10 anos.

“Pertenci ao Pelotão Escolar. Em 2009 fui capacitado para ser coordenador disciplinar da Guarda Municipal Mirim, comandada e organizada pelo saudoso supervisor Storer, que infelizmente nos deixou em 2020”, compartilha ele.

Na memória do supervisor Lemos Souza, que ingressou na Prefeitura no ano de 1992, na época como agente de segurança trabalhando em escola, as ocorrências de violência doméstica são as mais impactantes.

“Um caso que atendemos foi de um ex-cônjuge que não aceitava a separação e acabou jogando o carro contra a grade do portão para atingir a ex-esposa. Foi triste ver o desespero dela e dos filhos”, relembra o profissional. O agressor foi detido após tentar atropelar a equipe de guardas e encaminhado à delegacia.

Com o tempo, Lemos concluiu o 2º grau e na sequência fez curso de letras Português/Inglês, extensão em Logística e pós-graduação em Administração Pública. Fez o curso da GM e começou a atender ocorrências com a viatura. Desde 2007, é supervisor da GM.