Grande Curitiba

Adolescentes vencedores do Innovation Camp são homenageados

22 de setembro de 2021 às 16:47
(Foto: Sandra Lima/FAS)

COM ASSESSORIAS – Os adolescentes Lucas Moreira da Silva Oliveira, 17 anos, Karolayne Martins, 16, Isabela Quadra, 14, e Beatriz Alves Misael, 15, – que participaram do Programa Formação Para o Primeiro Emprego (PPE), da Prefeitura de Curitiba, foram os vencedores da segunda turma do Innovation Camp.

A maratona é desenvolvida pela Junior Achievement Paraná, organização social que estimula jovens a criarem soluções para questões relacionadas aos desafios e metas da Agenda 2030 da ONU, que tratam dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A competição ocorreu em julho deste ano, mas os jovens foram premiados nesta semana, quando receberam uma placa em reconhecimento, um voucher para lanche no valor de R$ 50 e um brinde. A entrega foi feita pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, coordenadora do PPE. Ele recebeu três dos adolescentes vencedores em seu gabinete.

O grupo foi campeão da segunda turma da maratona que tinha como objetivo propor uma solução para o ODS8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Eles apresentaram a proposta de criação de uma app – o Kilb Employs – que une jovens que procuram emprego e empresas que buscam colaboradores.

O aplicativo propõe que a partir do cadastro inicial, o jovem seja direcionado para uma entrevista com uma equipe multidisciplinar, onde serão avaliadas as possibilidades de encaminhamento para empresas com perfil compatível, atendimento psicológico, orientação vocacional ou cursos específicos para área de interesse.

“É uma honra ter nosso trabalho reconhecido. Eu sabia que o Innovation Camp seria importante, mas não tinha noção que seríamos os vencedores e que hoje estaríamos aqui recebendo essa homenagem”, disse Lucas, que mora no Tatuquara e fez o PPE em 2020.

Ele conta que no programa, que prepara adolescentes para o mercado de trabalho, aprendeu a trabalhar em equipe e superar dificuldades, principalmente a de falar em público. “Agora é estudar bastante para passar em um concurso público”, explica o jovem que sonha em fazer carreira militar.

O presidente da FAS, que foi jurado da primeira turma do Innovation Camp (tratou do ODS4 – Educação de Qualidade), parabenizou os adolescentes e incentivou o grupo a buscar estratégias para que o projeto do app possa ser colocado em prática.

Vilaruel lembrou o início do projeto do PPE, em 2017, que conquistou parceiros importantes para a formação dos jovens, e também das mudanças implantadas no município na área da aprendizagem, nos últimos cinco anos. “Trabalhamos para que as vagas de aprendizagem sejam para quem realmente precisa e que esses jovens sejam preparados para que possam competir em igualdade a vagas de emprego”, disse.

Primeiro Emprego

Coordenado pela FAS e lançado no final de 2018, o Programa de Formação para o Primeiro Emprego oferece um percurso formativo em que os estudantes têm acesso a conteúdos que buscam o desenvolvimento profissional e comportamental, ampliando as possibilidades de acesso ao primeiro emprego preferencialmente na condição de aprendiz.

Entre as atividades está o reforço de português e matemática laboral, informática básica, ferramentas de gestão e o desenvolvimento de projetos.

Destinado ao atendimento de adolescentes de 14 a 17 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, desde que foi criado, o programa ofereceu 2.500 vagas e formou 700 jovens.

Organização social

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e prática de negócios. No Brasil, a organização social possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Sem fins lucrativos, a organização é mantida pela iniciativa privada e trabalha para despertar o protagonismo nos jovens no empreendedorismo. Seus programas estimulam o desenvolvimento pessoal e buscam inserir os participantes no contexto do mundo dos negócios, com a vivência teórica e prática do mercado de trabalho.

Presenças

Participaram da homenagem aos adolescentes a diretora de Apoio à Empregabilidade, Melissa Cristina Alves Ferreira, a coordenadora de Apoio à Empregabilidade, Roberta Carnasciali dos Santos, a gerente do PPE, Francielle Hass, e a gerente do Trabalho da Regional Boa Vista, Elaine Cristina Faria.

Representando os Liceus de Ofícios, estiveram presentes Jane José Prestes (Regional Tatuquara), Sirlei Teresinha Vieira (Regional Santa Felicidade), e Alina Lopes da Silva (Regional Boa Vista).