Grande Curitiba

Estudantes retomam atividades pedagógicas em espaços da cidade

21 de outubro de 2021 às 11:21
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com a melhora nos índices da pandemia da covid-19 em Curitiba, crianças e estudantes retomaram as atividades pedagógicas ao ar livre, seja nas aulas de campo do programa Linhas do Conhecimento – que transforma a cidade numa imensa sala de aula – ou nas propostas organizadas em comemoração ao Mês da Criança.

Nesta quarta-feira (20/10), 30 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Batel, no Centro, participaram, na Praça Rui Barbosa, do projeto crianças@brincadeiras, da Coordenadoria de Projetos da Educação, que proporciona ações de interação e inserção social em territórios da cidade, alinhadas ao conceito de cidade educadora.

“Curitiba, coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, é cidade educadora por vocação. O programa Linhas do Conhecimento é um grande exemplo disso”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

As crianças estavam ansiosas para retomar a rotina de aulas de campo e propostas culturais.

“Estava com muita saudade de conhecer lugares diferentes e aprender com meus amigos”, disse a estudante Natália Mousquer Jorge.

O colega de turma Emanoel Delfino disse que adora a praça, porque a avó mora perto. “Mas vir aqui com os amigos é mais legal”, disse o menino.

A atividades desta quarta-feira incluíram, com o apoio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, contação de histórias e músicas com as bruxas do Bosque Alemão, jogos de tabuleiro como o xadrez gigante, mesa de pingue-pongue, atividades circenses e até plantio de flores.

Eduardo Zanchettini, o palhaço Pangaré, encantou as crianças ao chegar pedalando um monociclo e fazendo malabarismos.

“Que saudade de ver as crianças brincando depois de tantos meses de pandemia”, desabafou Pangaré.