Grande Curitiba

Curitiba abre comemorações com o Conecta Educação; programação envolve as dez regionais

29 de novembro de 2021 às 16:19
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Para marcar o Dia Internacional das Cidades Educadoras, comemorado nesta terça-feira (30/11), Curitiba traz uma programação especial nesta semana, que envolve Educação, Cultura, Ação Social, Saúde, Defesa Social e Trânsito, Turismo, entre outras áreas, conectando profissionais, estudantes e a comunidade com atividade nas dez regionais.

São aulas de campo do programa Linhas do Conhecimento, oficinas, atividades físicas, contação de histórias, gincanas, ações de educação ambiental, exposições, mostras de trabalhos, criações maker e rodas de conversa.

A programação foi aberta nesta segunda-feira (29/11) com o evento Conecta Educação. Realizado no Memorial Paranista do Parque São Lourenço, o Conecta Educação foi transmitido pelo canal do YouTube da Secretaria da Educação e trouxe debates sobre criatividade, mobilidade urbana e inclusão, informação e desinformação.

“Nossa cidade é educadora porque é humana, sensível aos problemas e resiliente”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, que abriu o evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

Desde julho, a capital do Paraná é a coordenadora da Rede Brasileira de Cidades Educadoras (Rebrace), cargo que ocupa até 2023. Atualmente são 21 membros da rede nacional e a coordenadora é responsável por articular ações e debates de interesse das cidades educadoras no país.

Um dos destaques da Educação para a semana está nas atividades relativas ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro. Até sexta-feira, o Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE) vai realizar uma série de ações para dar visibilidade a esse público e esclarecer sobre as ações que o município desenvolve no atendimento e inclusão da pessoa com deficiência.

Uma das ações será a exposição, nos dez Núcleos Regionais da Educação, de trabalhos feitos pelos estudantes dentro do projeto Curitibinhas na Inclusão, Bullying não. A comunidade poderá ver os trabalhos, respeitando o distanciamento social e com uso de máscara dentro das regionais. Veja os detalhes.

Histórico

Curitiba integra a comunidade internacional das Cidades Educadoras desde outubro de 2019. São 500 cidades associadas em 36 países. A adesão significa que Curitiba trata a educação como um processo amplo e que envolve todos os habitantes.

O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice) é a Secretaria Municipal da Educação.

Fundada em 1994, Aice dá respaldo aos membros. É uma organização sem fins lucrativos, constituída como estrutura permanente para a colaboração entre os governos locais comprometidos com a Carta das Cidades Educadoras. Os principais objetivos são proclamar a importância da educação na cidade e destacar os aspectos educacionais dos projetos políticos das associadas.

Veja mais sobre as Cidades Educadoras na página oficial.