Grande Curitiba

Farol Móvel permite a criação de cenários de investigação e descobertas

6 de abril de 2022 às 16:28
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Cabana com dinossauros, livros, investigação no jardim com lupa, materiais para desenho. Tudo isso faz parte de um dia de atividades com o Farol Móvel, equipamento que começou a chegar aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Prefeitura.

Os Faróis Móveis foram concebidos como uma extensão do projeto dos Faróis do Saber e Inovação, que são oficinas maker com impressoras 3D.

No CMEI Estrela, na Fazendinha, Lorenzo César de Jesus, do pré, é fã de dinossauros e quis colocar a mão na massa para aprender mais sobre como eles viviam. “Foi muito divertido”, conta o menino.

As professoras do CMEI prepararam uma cabana com dinossauros. Na ambientação foram usados galhos, folhas, troncos, dinossauros de brinquedo, livros de pesquisa sobre o tema, óculos de realidade virtual, projeção de sons e imagens dos animais, mesa de luz e lanternas.

Em outro cenário, havia livros, almofadas, tecidos, mesa e cadeiras com pranchetas, papéis e lápis de cor para desenho e escrita. Em outro ambiente, notebooks, microscópio de mão e pranchetas. Até o Jardim de Mel da unidade foi aproveitado. Ferramentas de jardinagem, microscópio, lupas, microscópio de mão, entre outros itens, aguçaram a curiosidade das crianças, que foram olhar as formigas e as abelhas com lupa.

Mais equipamentos

A Secretaria Municipal da Educação continua com as entregas dos Faróis Móveis para as demais unidades ao longo dos próximos meses.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca que a iniciativa apoia a alfabetização científica e tecnológica das crianças na educação infantil. Segundo a secretária, eles representam espaços de pesquisa, inovação e criatividade, democratizando as tecnologias digitais e a busca por uma educação inovadora e conectada.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, as possibilidades de trabalho pedagógico são inúmeras. “Os professores recebem formação específica sobre os Faróis Móveis e planejam as propostas considerando os diferentes espaços e a escuta das crianças”, comenta.