Grande Curitiba

Conselho Municipal do Esporte volta a se reunir depois de dois anos

20 de maio de 2022 às 11:30
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Conselho Municipal de Esportes retomou as atividades nesta semana, depois de dois anos da pandemia da covid-19. O colegiado é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas de esporte e lazer no município.

Nesta retomada, o conselho apresentou seus novos integrantes e deliberou sobre a aprovação da nova mesa diretora, que agora é composta pelo presidente Carlos Eduardo Pijak Júnior, secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, o vice-presidente Rafael Marcon de Brito, representante dos atletas, o primeiro secretário Guilherme André Schilichta da Silva, diretor do Departamento do Incentivo ao Esporte, e a segunda secretária Luciane Piovezan, representante da Afedap-PR.

Fazem parte do conselho integrantes das secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde, da Educação, para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, de Defesa Social e Trânsito e do Meio Ambiente, além de membros do Conselho Regional de Educação Física do Paraná (Cref-PR), do Sindicato dos Clubes Esportivos de Cultura Física e Hípicos do Paraná (Sindiclubes-PR), da Associação das Federações Desportivas Amadoras do Paraná (Afedap-PR), o representante dos Atletas e Paratletas indicados pela Comissão de Incentivo ao Esporte, instituições de Ensino Superior que ofertam cursos de Educação Física e representantes do Sistema S.

Nesta primeira reunião aconteceu a apresentação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer (Sestiba), da Proposta de Lei do Senado 68/2017, que cria a Lei Geral do Esporte, e também a aprovação da resolução que permite inscrição de instituições no Conselho Municipal do Esporte.

O conselho ajudou a elaborar o texto para o Sestiba, que será fundamental para a construção de uma política pública alinhada com a proposta da Lei Geral do Esporte, inclusive com a futura implantação do Fundo Municipal de Esportes que permitirá o apoio a instituições esportivas da cidade.