Grande Curitiba

Visita técnica da JICA encaminha projetos em parceria com Curitiba

23 de maio de 2022 às 15:55
(Foto: Divulgação/IPPUC)

COM ASSESSORIAS – Representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Boston Consulting Group (BCG) cumprem nesta semana, em Curitiba, uma agenda de visitas técnicas para formatação de projetos com foco no envelhecimento da população e de prevenção e resposta a desastres climáticos.

Aberta na manhã desta segunda-feira (23/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a agenda dá sequência ao acordo de cooperação firmado, em fevereiro deste ano, entre Curitiba e o Japão, com a anuência da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

“Colocada em prática, a parceria com a JICA fortalece o processo de inovação de Curitiba no âmbito das cidades inteligentes ao orientar projetos de atenção à população idosa e de prevenção a desastres climáticos”, afirmou o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

Na reunião no Ippuc estiveram Daisuke Nakano, representante da Embaixada do Japão; Kazumasa Sanui, Takeo Ochi, Rintaro Miyamoto, Issei Aoki e Kaduia Ishihara, da JICA; Paula Scherer Servat, Fumiaki Nojima e Takeshi Oikawa, do BCG, e José Ferreira Nunes Neto e Wófsi Yuri Guimarães de Souza, da ABC/MRE.

Do Ippuc participaram a diretora de Informações, Liana Vallicelli, o assessor da presidência, Ricardo Bindo, a coordenadora do PlanClima junto ao Ippuc, Gisele Medeiros, e o coordenador de Pesquisas e Sistemas de Informação, Oscar Schmeiske.

Reuniões e visitas

Em Curitiba, o grupo técnico da JICA e do BCG cumprirá quatro dias de trabalho que incluem a troca de informações e visitas a equipamentos públicos, entre eles o Centro Atividades Pessoa Idosa Ouvidor Pardinho, a Unidade de Saúde Vila Feliz, o Hospital do Idoso, ao Centro de Operações da Defesa Civil, ao Centro de Controle Operacional da Muralha Digital e a obras de contenção de cheias implantadas na cidade.

A parceria entre a capital paranaense e a agência de cooperação japonesa para a formatação de projetos e a formulação de políticas públicas inovadoras será pelo período de dois anos e prevê a capacitação de técnicos do Ippuc e da Prefeitura de Curitiba e a troca de experiências com equipes japonesas orientadas à sustentabilidade urbana.