Grande Curitiba

Bnegão, Vanessa da Mata e Gilsons são alguns dos destaques da 40ª Oficina de Música de Curitiba

3 de janeiro de 2023 às 16:11
(Foto: Cido Marques)

COM ASSESSORIAS – Bnegão, Vanessa da Mata, Gilsons, Edu Lobo, o pianista Arnaldo Cohen e outros grandes nomes da música popular brasileira e da música erudita são alguns dos destaques que estarão no palco da 40ª Oficina de Música de Curitiba, que acontece de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. A programação especial celebra também o marco histórico dos 50 anos da Fundação Cultural de Curitiba.

Um dos maiores nomes do hip hop nacional, Bnegão estará ao lado de Danilo Caymmi e da Orquestra À Base de Sopro, um dos grupos musicais da Fundação Cultural de Curitiba. O músico, que formou e integrou várias bandas, entre elas o Turbo Trio, realizou um projeto especial de homenagem aos grandes mestres da MPB. Dorival Caymmi foi um dos compositores interpretados pelo MC carioca.

A cantora e compositora Vanessa da Mata, que representa a música brasileira contemporânea, vai se apresentar com a Orquestra À Base de Cordas, com direção musical de João Egashira. Vanessa será o destaque da apresentação da orquestra, que também fará uma homenagem ao compositor Waldir Azevedo (1923-1980) pelo centenário do seu nascimento.

O trio Gilsons, formado há apenas quatro anos, mas já um dos grandes sucessos da música pop nacional, com os hits “Várias queixas” e “Devagarinho”, fará um dos shows especiais da Oficina. O grupo é formado por José, João e Francisco Gil, filho e netos de Gilberto Gil.

Uma das grandes figuras da MPB e da Bossa Nova, Edu Lobo vem para a Oficina de Música de Curitiba para uma apresentação com Vanessa Moreno, considerada uma das grandes revelações da música brasileira da atualidade. Também participa do show o jovem cantor pernambucano Ayrton Montarroyos, que despontou em 2015 como finalista da quarta edição do programa The Voice Brasil.

Atrações eruditas

A música erudita terá como principais atrações o pianista Arnaldo Cohen e outros nomes de destaque no cenário internacional. Cohen participará do concerto de abertura da 40ª Oficina ao lado da Camerata Antiqua de Curitiba e de solistas convidados do Teatro Colón, de Buenos Aires: Michele Wong (oboé), Fernando Chiappero (trompa), Cassia Carrascoza (flauta transversal), Ronaldo Pacheco (fagote) e Jackelina Livieri (soprano).

Os renomados pianistas portugueses Mario Laginha e Pedro Burmester virão para a Oficina a convite da Embaixada de Portugal e do Instituto Camões. Com um extenso currículo que inclui solos com as principais Orquestras da Europa e premiações em concursos de grande relevância, Burmester atualmente é professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na cidade do Porto. Mário Laginha tem grande presença no cenário do jazz, mas o seu universo musical é mais vasto, passando pelas sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela música pop e pelo rock. Além das apresentações na programação artística, ambos integram o corpo de professores, orientando masterclasses de piano.

As datas e locais de apresentação serão divulgados em janeiro com a programação geral da Oficina de Música, que poderá ser conferida no site www.oficinademusica.org.br.

Realização e apoios

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Fundação Cultural de Curitiba por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição.

Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Família Farinha, Sistema Fiep/Sesi Cultura, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Serviço:

Oficina de Música de Curitiba

De 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023
Inscrições abertas pelo site oficinademusica.org.br