Grande Curitiba

Fala Curitiba 2023 terá mais pontos móveis e ações aos sábados para aumentar as opções de participação

3 de fevereiro de 2023 às 14:58
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As equipes do Fala Curitiba voltam às ruas a partir de março para ouvir a população sobre as prioridades de investimento e as necessidades de melhorias na cidade para o próximo ano. Entre as novidades da edição 2023 está a ampliação dos pontos do Fala Curitiba Móvel. Haverá ações também aos sábados.

Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske, as mudanças são reflexos da evolução natural do Fala Curitiba. “Estamos entrando na sétima edição e o programa só cresceu em participação e reconhecimento. A cada ano, a nossa meta é tornar as consultas um retrato mais fiel do que a população curitibana escolhe, coletivamente, para melhorar a cidade”, diz.

Além de aumentar a abrangência da abordagem nas ruas, a ideia é que as secretarias e órgãos estejam mais envolvidos no processo como um todo para tornar também mais assertivas as contribuições e pedidos dos moradores da cidade. As últimas reuniões internas para a definição de processos e cronogramas estão em andamento entre o Imap, administrações regionais e secretarias municipais nesta e na próxima semana.

Mais oportunidades

O Fala Curitiba Móvel, implantado em 2022 com 236 ações, deve ter mais de 800 neste ano. As equipes, em unidades móveis identificadas e usando coletes do Fala Curitiba, vão a pontos das dez regionais da cidade e também devem, aos sábados, ir até os parques e eventos comemorativos dos 330 anos de Curitiba.

A intenção, reforça a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos, é garantir ainda mais capilaridade para o programa de consultas públicas. “Dessa forma damos oportunidade de participação a ainda mais pessoas”, reforça, lembrando que há possibilidade de participação pela internet e por reuniões presenciais.

Datas e etapas

A primeira etapa do Fala Curitiba, que acontece durante todo o mês de março, consiste na definição de prioridades de investimento da cidade, que vão compor a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 (LDO). Os participantes poderão até mesmo detalhar os seus pedidos neste momento, informações que serão levadas à segunda etapa, na elaboração da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).

De abril a julho acontecem as consultas específicas para a LOA, as reuniões presenciais nos bairros, a compilação de resultados e a votação final – presencial e on-line, com a eleição de dez prioridades por regional.

Os cronogramas completos e datas serão divulgados em breve.