Grande Curitiba

Amor e prosperidade: Imperatriz da Liberdade homenageia Oxum no Carnaval de Curitiba

14 de fevereiro de 2023 às 17:57
(Foto: Cido Marques)

COM ASSESSORIAS – Muito verde, azul, branco e amarelo farão a Imperatriz da Liberdade brilhar no seu oitavo desfile do Carnaval de Curitiba. A escola será a segunda do grupo especial a se apresentar na noite de sábado (18/2) e, por volta das 21h, levará para a Rua Marechal Deodoro o tema Oxum, que nas religiões de matriz africana é a deusa associada ao amor, prosperidade e afeto.

O desfile da Imperatriz da Liberdade conta com três alegorias, 11 alas diferentes, 50 ritmistas, 18 baianas e mais de 400 integrantes. Neste ano da volta do Carnaval nas ruas, além das cores tradicionais da escola, a performance da Imperatriz contará com muito dourado em referência à Oxum.

O diretor de harmonia da Imperatriz da Liberdade, Mattheus Boeck, afirma que o desfile deste ano será bastante potente. “Vamos falar sobre a feminilidade de Oxum, a resistência, a força da mulher e da nossa ancestralidade. O desfile vai trazer o dourado, o ouro da nossa vida, o mel da nossa doçura e a fertilidade humana”, destaca.

Nas religiões de matriz africana, Oxum é filha de Oxalá e está presente nos rios e nas águas. A deusa é serena, doce e vaidosa e foi escolhida pela escola para homenagear as mulheres.

Desfile no dia do aniversário

O desfile deste ano será uma verdadeira festa de aniversário para a escola, pois acontece exatamente no dia da fundação da Imperatriz da Liberdade. Ela foi fundada em 18 de fevereiro de 2013 por Jefferson Pires e tem sua sede no Sítio Cercado, bairro em que o carnavalesco viveu toda a vida.

Mais que uma escola de samba, a Imperatriz da Liberdade é um espaço de acolhimento de minorias na definição de seu fundador. “Mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+, todos têm seu espaço e seu lugar dentro da escola”, destaca Pires.

A escola também conta com o projeto Centro Cultural Imperatriz da Liberdade, que desenvolve atividades dirigidas à comunidade onde a escola está sediada, com oficinas para preservar, divulgar e fortalecer a cultura e dar sustentabilidade à comunidade.

Imperatriz da Liberdade 2023

Enredo: Oxum
Compositores: Jefferson Pires / Nicollas / Marquinhos

Orayeyeô Oh mãe!
Orayeyeô Oh mãe!
Bate forte no tambor no
Ijexá pra saudar Oxum
Rainha das águas doces
É luz no meu caminhar
Sua beleza me contagia
É ouro que faz brilhar
No céu lindo dourado reluziu
Na cachoeira Oxalá abençoou
Senhora do Candomblé Oxum
Motumbá, kolofé, Agô
I Oromimá, Yabá
Yabotô, Oxum Karê e Opará
Na avenida a Imperatriz vem te mostrar
Dona do amor
De Exú e Xangô
Mas foi na floresta
Que Oxum se apaixonou
Na correnteza de um rio
Nasceu Logun Edé
Foi semeado por puro amor
Okê Okê Okê arô
Orayeyeô