Grande Curitiba

Livro retrata os 100 anos da propaganda no Paraná

15 de fevereiro de 2023 às 08:19
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – As Diretas Já, movimento que culminou com a redemocratização do Brasil nos anos 1980, começou no Paraná.

Uma campanha criada pela agência Exclam intitulada “Eu quero votar para presidente”, assinada por Sérgio Mercer, Ernani Buchmann, Bira Menezes e Antônio Freitas, foi o carro-chefe dos comícios e eventos à época.

Quem conta essa história é o publicitário Paulo Vítola no livro 100 Anos de Criatividade – A Propaganda Paranaense de 1921 a 2021, que foi apresentado na tarde desta terça-feira (14/2) ao prefeito Rafael Greca, no Palácio 29 de Março.

“Recebo este livro do meu confrade da Academia Paranaense de Letras, Paulo Vítola, que remonta à primeira agência de publicidade de Curitiba, chamada A Propagandista”, disse o prefeito, que ressaltou a importância da publicidade para a economia.

“Desde então, os propagandistas não pararam mais e estão aí fazendo publicidade para bombar o mercado de Curitiba. É com alegria eu recebo esta importante contribuição para a estante paranaense e para a cultura de Curitiba”, complementou Greca.

Vítola explicou que além do aspecto histórico, o livro é também um romance sobre a propaganda. “Além dos protagonistas, procuramos mostrar também como a propaganda acompanhou a evolução e mobilizou uma energia criativa gigantesca para construir marcas e mercados de importância vital para o desenvolvimento do Paraná”, descreveu.

Iogurte e meio ambiente

O livro também conta os bastidores da economia paranaense nos últimos cem anos e cita os protagonistas e seus trabalhos mais memoráveis.

Uma das campanhas que figuram nas páginas, criada pela Múltipla para a Prefeitura de Curitiba em parceria com a Danone, deu origem às populares bandejas de iogurte com seis potinhos. Quem comprava o produto ganhava um envelope com sementes de árvores e as instruções para semeá-las dentro dos potes após o consumo do produto.

Episódio também marcante ocorreu no final da década de 1980, quando o publicitário Zeno José Otto, diretor da agência P.A.Z., coordenou a campanha que promoveu a fusão do Colorado com o Pinheiros criando o Paraná Clube.