Grande Curitiba

Prefeitura e Sebrae lançam programa de desenvolvimento empresarial

28 de fevereiro de 2023 às 16:13
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta segunda-feira (27/2), a Prefeitura e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), lançaram em parceria o Programa de Desenvolvimento Empresarial, de consultorias. O evento foi na sede do Sebrae, no Prado Velho.

O programa é uma consultoria especializada para planejar, aplicar e avaliar ações de retomada econômica, associativismo e empreendedorismo para os comerciantes do Mercado Municipal de Curitiba e das Feiras Livres, coordenados pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), e para agricultores das cooperativas da Agricultura Familiar, vinculadas aos grupos de trabalho do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole).

O prefeito Rafael Greca participou do lançamento e destacou a importância de fortalecer a agricultura familiar e o trabalho dos comerciantes de mercados municipais e feirantes.

“É com muita alegria que vejo esta sala lotada com pessoas querendo aprender a evoluir nos negócios. Nossa ideia é consolidar um mercado comum metropolitano, com economia criativa e de modo com que todos tenham oportunidades de prosperar neste mercado da Grande Curitiba”, disse o prefeito.

O Programa de Desenvolvimento Empresarial irá agregar o conceito ESG (environmental, social and governance), que resulta em ações de economia circular e solidária, visando a melhoria da oferta e acesso a alimentos de qualidade e fortalecimento de sistemas alimentares, para o Município de Curitiba e Região Metropolitana.

O gerente do Sebrae da Regional Curitiba, Joailson Agostinho, afirmou o compromisso da instituição em contribuir para a evolução dos negócios dos participantes do novo programa. “Nós só teremos sucesso se conseguirmos fazer com que as suas empresas tenham sucesso e prosperem”, justificou Agostinho.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, agradeceu ao Sebrae pela parceria e falou sobre a importância do programa para o desenvolvimento dos comerciantes da cidade. “Nossa gratidão ao Sebrae por nos ajudar a desenvolver um programa que vai contribuir para a evolução dos negócios de quem faz acontecer o sistema alimentar de Curitiba e da Região Metropolitana”, salientou Gusi.

O evento contou ainda com uma palestra motivacional ministrada pelo professor João Carlos de Oliveira.

Participaram do lançamento o presidente do Pró-Metrópole e diretor superintendente Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta, a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, o superintedente da SMSAN, Edson Rivelino Pereira, e os diretores da secretaria Eliseu Alves Maciel, Ivone Aparecida de Melo e Felipe Thiago de Jesus.