Grande Curitiba

No Xaxim, Prefeitura recupera ponte de madeira sobre afluente do Ribeirão dos Padilhas

9 de março de 2023 às 11:38
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Equipes do Distrito de Conservação de Galerias da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) têm previsão de concluir na próxima semana, dependendo das condições climáticas, os serviços de reconstrução da ponte de madeira na Rua Tenente Antônio Pupo, sobre afluente do Ribeirão dos Padilhas, no bairro Xaxim.

Em caso de chuvas volumosas, o cronograma pode sofrer mudanças. Quando chove o trabalho não é feito, pois a correnteza dos rios aumenta, o que torna perigoso o serviço dos funcionários.

A nova estrutura tem 9 metros de comprimento por 5 metros de largura, feita com madeira cambará, própria para essa finalidade. A nova ponte substitui a anterior que havia sido danificada após um intenso período de chuvas de verão.

O serviço de trocas e manutenção de pontes e passarelas é feito em todos os bairros de Curitiba. Os pedidos podem ser feitos pelo 156 e nas administrações regionais.

“É um trabalho realizado constantemente para tornar mais seguro e ágil o trajeto de pessoas que precisam cruzar rios, córregos e ruas para chegar a seus destinos”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Pelos bairros

Desde janeiro, as equipes já recuperam ou fizeram melhorias em 12 pontes ou passarelas em diferentes bairros. No ano passado foram executadas 124 intervenções (implantações e manutenção) em pontes e passarelas da cidade.

São exemplos a ponte sobre o Ribeirão dos Müller, na Rua Theodoro Locker, CIC; a ponte de madeira na Rua Esperandio Domingos Foggiatto, no bairro Prado Velho; e a ponte de concreto na Rua Baltazar Carrascos dos Reis, no Rebouças.

Neste ano, são exemplos de estruturas já recuperadas a ponte de madeira sobre o Ribeirão dos Padilhas, na ligação das ruas Soldado Aguinaldo Gonçalves e Irmã Flora Compostrini, no bairro CIC, e a ponte de madeira sobre o Rio Passaúna, na Rua Leonardo Kubis, no bairro Orleans, na ligação entre Curitiba e o município de Campo Magro, na região metropolitana.