Grande Curitiba

Cidadania ao empresário Arno Grahl será entregue pela Câmara Municipal de Curitiba

Sessão solene acontecerá na próxima quinta-feira (18), às 19h30
16 de maio de 2023 às 10:58
(Foto: Carlos Costa/CMC)

O empresário catarinense Arno Valberto Grahl receberá, na próxima quinta-feira (18), o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A homenagem da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acontecerá no Palácio Rio Branco, em sessão solene marcada para 19h30. Haverá transmissão ao vivo da solenidade pelas redes sociais.

A lei municipal 16.070/2022, que deu origem à honraria, é de iniciativa de Tito Zeglin (PDT) e foi aprovada pela Câmara em outubro do ano passado. Arno Grahl é diretor-presidente da Gamma Ferramentas, nasceu em Ibirama (SC) em 1963. Aos 20 anos, mudou-se para Curitiba e, três anos depois, em 1986, gradou-se em Administração pela Face (atual Universidade Positivo).

O homenageado é mestre em Administração e tem especializações em Gerência de Recursos Humanos, Marketing e Propaganda e Gestão Estratégica Comercial e Marketing. Grahl também já foi executivo de diversas empresas e é um incentivador da prática esportiva, patrocinando times de futebol e de futsal, além de programas de jornalismo nas rádios paranaenses.

A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

Sessões solenes

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba