Grande Curitiba

Camerata Antiqua de Curitiba harmoniza tradição e inovação no 331 anos da cidade mais inteligente do mundo

22 de março de 2024 às 12:00
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Tradição e inovação se misturaram no palco do Teatro Positivo na noite de quinta-feira (21/3) para celebrar os 331 anos de Curitiba, cidade mais inteligente do mundo. O concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, regido pelo maestro norte-americano Ira Levin, levou ao público os melhores momentos de famosas óperas, em um tributo à soprano Maria Callas (1923-1977).

O concerto teve início após a cerimônia do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards, que premiou cidades que são exemplos de inteligência e sustentabilidade.

O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.

Em seguida, o palco foi tomado pela música da Camerata Antiqua de Curitiba.

O prefeito Rafael Greca, acompanhado pela primeira-dama, Margarita Sansone, e pelo vice-prefeito, Eduardo Pimentel, saudou grupo de música erudita. “A Camerata é um orgulho de Curitiba, mas hoje, neste concerto que celebra a cidade, a orquestra demonstrou uma vibração épica e os solistas estiveram à altura do grande nome do Brasil e de Curitiba”, destacou Greca.

Sob a direção do maestro Ira Levin, o concerto mergulhou na arte operística, com interpretações das obras que imortalizaram a soprano Maria Callas. Antes da seleção de obras eruditas, o grupo apresentou o Hino de Curitiba, com as vozes e instrumentos dos profissionais da Camerata que emocionaram a plateia.

Essa é a segunda vez seguida que o maestro Ira Levin faz a direção musical do concerto em comemoração ao aniversário da cidade.

“Curitiba é maravilhosa e merece muitos aplausos. Contamos com excelentes cantores e uma orquestra exuberante. Ainda tenho mais um projeto com eles e vou poder aproveitar essa beleza”, comentou Levin, que continua na cidade para concertos na Semana Santa com a Camerata.

Um grande destaque da noite foi o elenco de solistas, Ludmilla Bauerfeldt, Ornella de Lucca, Cláudio de Biaggi, Luísa Francesconi e Alexandre Mousquer, que apresentaram composições de Rossini, Bellini, Bizet, Puccini e Verdi. Desde árias até duetos e coros, cada momento foi marcado pelo legado da soprano que revolucionou a ópera no século 20.

Nascida no dia 29 de março, Karina dos Reis de Oliveira comenta que os concertos de aniversário da cidade são presentes para ela também. “Sou amante de música clássica, acho maravilhosa essa atitude de Curitiba em fazer essas celebrações, vim ano passado e voltarei sempre. As músicas parecem que foram escolhidas para mim”, comentou.

Rafaela Batista está participando do Smart City Expo Curitiba 2024 e aproveitou para levar a família ao concerto. “É uma ocasião especial em que posso compartilhar esse evento com eles também. Fico muito feliz em poder viver isso na minha cidade, adquirir tanto aprendizado e tanta troca aqui”, comentou.

Presenças

Acompanharam a apresentação a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.