Grande Curitiba

Pinhais publica novo decreto de combate a Covid-19

As medidas serão adotadas pelas cidades da região metropolitana por conta do aumento significativo dos casos e das altas taxas de internamento
1 de junho de 2021 às 18:40
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais publicou no final da tarde desta terça-feira (1) um novo decreto que regulamenta o funcionamento dos serviços no município. As novas medidas entraram em vigor já no ato da publicação e permitem o funcionamento de parte das atividades, com restrições de horário e respeitando as medidas sanitárias de combate ao Coronavírus. Sua validade é até o dia 09 de junho.

A Prefeitura de Pinhais esclarece que as novas medidas restritivas serão adotadas pelos  municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), por conta do aumento significativo nos casos de Covid-19 e as altas taxas de internamento.

Dentre as medidas estão a proibição de circulação de pessoas das 21h às 5h e o consumo de bebidas alcóolicas em vias públicas. Estão suspensas as atividades em casas noturnas, estabelecimento de shows, reuniões e confraternizações com aglomerações de pessoas.

As atividades de rua não essenciais e prestação de serviços continuam de segunda a sábado, das 9h às 18h, sendo suspensas no domingo. Salão de beleza, estética, barbearia, serviços de banho, tosa e estética de animais está permitido das 9h às 19h de segunda a sábado, com 30% da capacidade, com hora marcada e respeitando o distanciamento.

Em academias de ginástica está vetada as aulas coletivas. O horário de funcionamento para atendimento individual é das 6h às 20h, de segunda a sábado. Quadras e ginásios privados abertos, cobertos ou fechados, inclusive escolas de futebol, podem funcionar das 6h às 20h, de segunda a sábado, observando-se as regras sanitárias. Os bares e lanchonetes dentro de quadras esportivas estão proibidos.

Já restaurantes, pizzarias, lanchonetes e bares, com limitação de 50% de ocupação: das 10h às 21h, de segunda a sábado, permitido o consumo no local, inclusive na modalidade de atendimento de buffets no sistema de autosserviço (self service), e aos domingos apenas o atendimento por meio das modalidades de entrega, ficando vedado o consumo no local.

Panificadora, padarias e confeitarias podem realizar atendimento das 6h às 21h, de segunda a sábado, e das 7h às 18h nos domingos. Não pode haver consumo no local em nenhum dia da semana. Hortifruti, açougues, mercados, distribuidores de bebidas e congêneres, de segunda a sábado, das 8h às 20h e no domingo apenas entrega. Nestes locais também está proibido o consumo no local.

Materiais de construção, de segunda a sábado, das 9h às 19h, domingo somente entrega. Esta regra também se aplica para o comércio de flores e plantas. Igrejas e templos religiosos seguirá o decreto estadual. Os parques, praças e bosques têm protocolo específico de saúde, mas ficarão fechados entre os dias 03 e 06 de junho. O retorno das atividades será de acordo com os boletins epidemiológicos.

Leia a íntegra do novo Decreto neste Link