Grande Curitiba

Festival de Teatro de Pinhais realiza cerimônia de premiação

A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e foi transmitido pela internet
23 de novembro de 2021 às 17:34
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), por meio do Departamento de Cultura, realizou na noite de segunda-feira (22), a cerimônia de premiação da edição especial deste ano do Festival de Teatro de Pinhais.

O festival ofereceu ao público 31 apresentações, sendo 26 das categorias monólogo e vídeo-peça e cinco da Mostra Paralelas e Convidados. As peças foram exibidas pelo canal do YouTube da Semel. Foram três dias de apresentações com 15 horários de exibição online. Nesta edição, tivemos a participação de grupos teatrais de diferentes cidades paranaenses e dos estados do Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo.

A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann e foi transmitida pelo canal do YouTube da Semel. Estiveram presentes a prefeita Marli Paulino, a vice-prefeita Rosa Maria, o secretário de Cultura, Esporte Lazer, Bruno Sitima; o secretário de Governo, Ricardo Pinheiro, o presidente da Câmara Municipal de Pinhais, vereador Marcinho; a diretora do Departamento de Cultura da Semel, Haline Siroti, representantes dos patrocinadores e apoiadores, integrantes dos grupos teatrais e convidados.

Na cerimônia de premiação, a questão da retomada dos eventos culturais em Pinhais foi destacada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, que também parabenizou o Departamento de Cultural pela organização do evento, aos patrocinadores, apoiadores, e em especial, aos artistas participantes do festival. “O teatro é incrível. Às vezes você é espectador, mas em determinado momento da apresentação você passa a ser um participante da peça. E desta forma vemos a atuação dos grandes artistas, que improvisam e interagem com a plateia. Hoje nós realizamos a premiação, alguns serão os vitoriosos, contudo faço questão de enaltecer que todos os artistas participantes do Festival de Teatro de Pinhais são vitoriosos porque fazem parte da cultura, da arte e como gostamos de acompanhar o trabalho de vocês”, afirmou o secretário Bruno.

A prefeita Marli Paulino agradeceu a todos que estão envolvidos na realização do festival e comentou o trabalho da administração para promover os eventos culturais durante a pandemia. “O surgimento da pandemia acabou afetando todas as áreas, em especial, a cultural. Apesar dos obstáculos do período, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer seguiu promovendo os eventos que incentivam a cultura e dão oportunidade aos artistas. Além disso, sempre buscamos patrocinadores e apoiadores para termos premiações em nossos eventos, afinal esta é uma forma de retribuir e reconhecer os trabalhos dos artistas”, disse a prefeita.

As peças teatrais selecionadas na edição especial do Festival de Teatro de Pinhais podem ser assistidas no canal do YouTube da Semel.

Veja a relação das apresentações premiadas:

MÁSCARA MELPÔMENE

E o Céu Beijou a Boca de Saturno (Descartável Cia & Produtora Cultural)

Felipe Maya Jatobá, por “Luís Felipe”

MÁSCARA TÁLIA

Brinca Comigo (Grupo Academia Cena Hum)

Isabella Bacchiega, por “Celeste/ Estela”

DRAMATURGIA ORIGINAL MONÓLOGO

A Casa Amarela (Cia Teatral Baba de Anjo)

AUTORIA: Diana Monteiro Sitonio

DRAMATURGIA ORIGINAL VÍDEO-PEÇA

Embalado Pela Fome (Companhia Teatral Pathos)

AUTORIA: Elton Meduna

MELHOR CENA TECNOVIVIAL MONÓLOGO

Gonçalo, Procura! (Companhia Projétil de Teatro)

DIREÇÃO: Fernando Vettore

MELHOR CENA TECNOVIVIAL VÍDEO-PEÇA

A Máquina (Modulado de Pesquisa Teatral – mpt)

DIREÇÃO: André Meirelles

A edição especial do evento teve como patrocinadores o Colégio Destaque, Iepi – Escola Pinhais, Compactor, Natal – Papelaria e Presentes, Bee Tool – Escola de Inglês e o apoio de Missara Semijóias.