Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais realiza premiação dos XVIII Jogos Interescolares de Pinhais no Centro Cultural

Edição de 2022 teve participação de 14 escolas da rede estadual e particular de ensino do município; a prefeita Rosa Maria e demais autoridades entregaram troféus e medalhas aos alunos e professores das instituições vencedoras
19 de maio de 2022 às 11:59
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada nesta terça-feira (17) a premiação dos XVIII Jogos Interescolares de Pinhais. Compareceram no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, localizado na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), diretores, professores e estudantes das escolas participantes da competição. A prefeita Rosa Maria também participou da premiação, assim como o secretário da Semel, Bruno Sítima, o chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte, Claus Giovani Andrade Marchior, e o vereador Tomé.

A edição de 2022 teve participação de 14 escolas da rede estadual e particular de ensino. Foram oito modalidades esportivas disputadas, divididas em 25 categorias, com a presença de 690 atletas. A competição serve também como classificatória para a fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) de 2022.

O evento de premiação das escolas e atletas começou com uma apresentação de break-dance da aluna e atleta Giovanna Nunes. Esporte que fará parte dos Jogos Olímpicos de 2024, na França. Em seguida, um vídeo com imagens do XVIII Jieps foi exibido no telão do auditório. O vídeo foi assistido com entusiasmo pelos jovens, que puderam receber das autoridades presentes os troféus e medalhas conquistados nos jogos.

Chamado ao palco, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, enalteceu o trabalho de todos os professores e profissionais envolvidos na competição. “Pinhais foi a cidade da região que fez mais modalidades. Graças também ao esforço dos professores, diretores, pais, responsáveis por vocês [alunos e atletas] que liberaram, acolheram, vieram participar. O esporte é um complemento da educação, um complemento muito importante, vocês vão ter histórias para contar para a vida inteira de vocês”, destacou.

A prefeita Rosa Maria enfatizou a importância do esporte na formação dos jovens. “A formação integral do cidadão é muito melhor quando ela passa também pelo esporte, o esporte é prevenção à violência, é melhoria da auto estima, é equilíbrio, é concentração, nós temos sempre um ser humano melhor quando ele tem essa relação com o esporte ou com a cultura. E aqui em Pinhais, nós temos procurado desenvolver muitas ações nesse sentido. Nós queremos, sim, que nosso município também se destaque na área do esporte de rendimento, onde temos muitos talentos, que se revelam dentro da escola”, finalizou.

Representando o Colégio Estadual Oscar Joseph D’Plácido e Silva, o professor de educação física César Daniel, comentou sobre o Jieps. “A gente proporciona aos alunos uma participação na competição esportiva, independente se vão buscar ou não algum resultado positivo, que eles tenham essa oportunidade de sair do ambiente escolar e vir participar em outro ambiente, com outras escolas, confraternizar e quem sabe ganhar alguma medalha ou não, mas o ganho principal que eles têm é essa interação entre os atletas e as modalidades”, avaliou.

Primeiro lugar no tênis de mesa, na categoria feminino B, a estudante Amanda de Castro, de 13 anos, ganhou medalha e história para contar. “Foi a primeira vez que participei, gostei bastante, por mim poderia ter o ano todo… Poder estar com meus amigos, fazendo alguma coisa que eu gosto, foi bem divertido”, comemorou.

A tabela com todos os resultados e ranking das escolas participantes está disponível no site da Prefeitura de Pinhais.