Grande Curitiba

Secretaria Municipal de Educação promove palestra sobre os desafios do envelhecimento

A apresentação foi conduzida pelo doutor José Mário Tupiná que tratou de diversos assuntos sobre a temática
26 de outubro de 2022 às 15:36
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Em menção ao Dia Internacional do Idoso, na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) convidou profissionais da educação, além dos idosos cadastrados nos CRAS do município e no Centro de Convivência do Idoso (CCI) para uma palestra sobre os desafios do envelhecimento. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e foi apresentado pelo doutor José Mário Tupiná, médico especialista em Geriatria.

A ação tratou de diversos assuntos importantes como maus tratos aos idosos, direito dos idosos, crescimento da população idosa no Brasil, entre outros desafios. O objetivo da palestra foi especializar os profissionais que atendem na rede municipal de ensino para promover essa abordagem tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental.

A palestra contou com a presença da Secretária de Educação, Andrea Franceschini, que agradeceu a todos os presentes e reforçou o trabalho que o município de Pinhais vem fazendo ao longo dos anos com os idosos. “Nossa ex-prefeita Marli Paulino sempre teve um carinho enorme, assim como nossa prefeita Rosa Maria, em promover ações para o desenvolvimento dos idosos, seja na dança, seja no karate, seja naquele espaço de convivência que estão diariamente, promovendo ações que trazem a qualidade de vida”, declarou.

A secretária completou falando da importância da relação das crianças com os mais velhos. “Trazer para essas crianças essa valorização, esse respeito, esse cuidado, essa animosidade, porque um dia nós todos vamos envelhecer, e essa juventude que está hoje na nossa escola é que vai estar conosco pensando em políticas ou nos cuidando”, finalizou.

Durante toda a palestra ocorreu uma gravação que será usada nas escolas para trabalhar o conteúdo com a comunidade.