Grande Curitiba

8º Encontro de Surdos foi promovido no município

Iniciativa recebeu a presença de 70 participantes das cidades de Pinhais, Quatro Barras e Campina Grande do Sul
25 de novembro de 2022 às 12:27
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última terça-feira (22) foi promovido em Pinhais o 8º Encontro de Surdos. O evento aconteceu na sede do Panorâmico Parque Clube e teve a participação de aproximadamente 70 pessoas, sendo organizado pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado às Deficiências Sensoriais (Cads) Helen Keller, equipamento público vinculado à Secretaria de Educação (Semed), em parceria com a rede municipal e estadual dos municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

O evento é realizado há alguns anos, sendo idealizado por profissionais da rede municipal e estadual, que atuam na área da surdez dos municípios, incluindo a cidade de Piraquara. O objetivo do encontro é oportunizar um momento de união, confraternização, entretenimento e diversão às crianças, adolescentes e jovens surdos que se comunicam em Língua Brasileira de Sinais (Libras), que muitas vezes, devido à falta de comunicação na família ou nos diferentes ambientes sociais que frequentam, são mal compreendidos e sentem-se sozinhos.

A Libras é uma língua oficializada no Brasil por meio da Lei nº 10.436/2002, porém ainda são poucos os que a conhecem e fazem uso dela, é nesse sentido que é importante ter um olhar específico para as necessidades das pessoas surdas que compõem uma minoria linguística na sociedade.

“Durante muitos anos os representantes da área da surdez com os educandos do município de Pinhais, foram acolhidos em outros municípios. Esse ano a cidade teve a honra de sediar o evento, unindo e acolhendo a comunidade surda em belo local e sendo bastante aproveitado pelos participantes”, destacou Fabiola Aparecida Prestes de Almeida, prrofessora especialista na área da surdez.

Estiveram também presentes no evento, a prefeita Rosa Maria, a secretária de Educação, Andrea Franceschini; servidores da Semed, do Cads Helen Keller e dos municípios participantes.