Grande Curitiba

Oficinas culturais e esportivas da Prefeitura de Pinhais atenderam 6.602 alunos em 2022

Artesanato, ballet, teatro, jazz, vôlei, futsal, judô, além de outras modalidades, estão entre as diversas oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
11 de janeiro de 2023 às 16:36
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No ano de 2022, a Prefeitura de Pinhais por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) atendeu 4.570 alunos em oficinas esportivas e 2.032 em oficinas culturais, totalizando 6.602 inscritos. Artesanato, ballet, jazz, teatro, vôlei, futsal, judô, entre outras modalidades, estão entre as diversas oficinas disponibilizadas gratuitamente.

Kátia Regina Souza Zanette, moradora no bairro Vargem Grande, já participa há um ano, começou com o ballet em 2021 e depois em 2022 incluiu o jazz, segundo Kátia as atividades ajudam a relaxar, descontrair e fazer novas amizades. “Encaro como uma oportunidade de presenciar o uso do bem público de maneira adequada e perceber que a prefeitura está preocupada com o bem-estar dos munícipes e não simplesmente com arrecadação dos impostos, é uma maneira sadia e eficiente de aplicação dos recursos”, e completou: “com certeza vou continuar, porque são atividades que fazem bem para o corpo e para alma”, finalizou.

Iury Douvan Teixeira dos Santos, tem 16 anos, mora no Centro e conta que ficou sabendo da oficina de vôlei após um amigo o convidar. “Acho que é um projeto inclusivo, educacional e muito importante para todos os que gostaria de começar no esporte. Me ajudou muito como pessoa e como atleta pois lá pude aprender não só vôlei, mas também como ser alguém melhor e sociável”, descreveu o aluno da modalidade esportiva.

As oficinas culturais oferecidas são: Artesanato; Ballet; Banda; Criação Literária; Dança de rua; Dança do Ventre; Desenho; Fanfarra; Jazz; Pintura em tela; Teatro; Violão e Violino. Já as oficinas esportivas contam com: Ginástica; Atletismo; Basquete; Capoeira; Futsal; Futebol; Ginástica Rítmica; Hidroginástica; Judô; Karatê; Muay Thai; Taekwondo e Vôlei.

Além dos ganhos para a saúde e bem-estar mencionados pelos participantes, entre os resultados a serem mencionados está a revelação de novos talentos tanto no esporte quanto na área cultural. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima, destaca que as oficinas culturais, bem como as modalidades esportivas representam uma ferramenta de inclusão social muito importante dentro do município. “Através da sociabilização que as atividades culturais e esportivas proporcionam, buscamos uma melhora da qualidade de vida da população, tanto por meio da saúde física como da saúde mental. As atividades oferecidas contribuem para a formação educacional, prevenção e combate de diversas doenças e melhora da parte cognitiva e emocional das pessoas. Podemos destacar ainda a revelação de talentos esportivos e artísticos dentro das oficinas e ainda a participação dos alunos em eventos esportivos e culturais pelo estado e pelo país”, enaltece.

Inscrições

Em 2023, as inscrições para as oficinas culturais e esportivas abrem no dia 25 de janeiro e atendem públicos de diferentes idades. Em breve serão divulgados os detalhes para quem desejar efetuar a matrícula.