Grande Curitiba

Esquadrilha da Fumaça encanta Pinhais mais uma vez

O município se torna a primeira cidade do Brasil, com exceção da capital federal, a receber o evento duas vezes em um mesmo ano
8 de agosto de 2023 às 11:21
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – É um pássaro? É um avião? Não… É a Esquadrilha da Fumaça! Pinhais parou, pela segunda vez em 2023, para olhar para o céu. Em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont, o pai da Aviação, o Parque das Águas recebeu neste sábado (5), mais uma vez, a Esquadrilha da Fumaça.

Por meio da Prefeitura de Pinhais, o menor município em extensão territorial do Estado do Paraná, se tornou a primeira cidade, exceto Brasília, a receber o espetáculo aéreo duas vezes no mesmo ano. Em março, no mesmo parque, aconteceu a primeira exibição da Esquadrilha, em comemoração aos 31 anos do município de Pinhais.

“Nós estamos no cartão postal de nossa cidade para homenagear Santos Dumont e assistir a essa arte”, comentou a prefeita Rosa Maria, na abertura do evento, que contou com mais de 60 mil pessoas presentes no Parque das Águas. E isso sem contar os milhares de munícipes de Pinhais e das cidades vizinhas, que de suas próprias residências, puderam contemplar esse espetáculo de movimento, manobras e extrema habilidade do pilotos da Força Aérea Brasileira.

Gestor de segurança operacional do Aeroclube do Paraná e piloto de táxi aéreo, o Comandante Caio Luiz Fernandes de Souza agradeceu à Prefeitura de Pinhais pelo empenho para realização do evento: “Em meu nome e em nome do Comandante Mário Tetto Sobrinho, Presidente do Aeroclube do Paraná, do Coronel Gino Ferreira, Comandante do Cindacta 2, responsável pelo controle do espaço aéreo, e do Coronel Garcia, Comandante da Esquadrilha da Fumaça, agradeço à Prefeitura de Pinhais. Não foi apenas uma demonstração da Esquadrilha da Fumaça, foi a comemoração dos 150 anos de Alberto Santos Dumont e deu continuidade a um evento histórico que organizamos por mais de 50 anos, que é a Revoada Nacional das Velhas Águias”.

Além das aeronaves da própria esquadrilha da Fumaça, outros aviões do Aeroclube do Paraná também desfilaram pelo céu pinhaense, assim como os helicópteros da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Estado do Paraná.

Presenças

Marcaram presença no evento, além da prefeita Rosa Maria, o secretário de Governo, Márcio Mainardes; o secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes; a controladora geral do município, Keren Letícia Sales Pereira; o superintendente da Guarda Municipal, Dorival Selbach Júnior; o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, Coronel Joseph; e o vereador Fabrício Sousa, representando o Poder Legislativo.