Talentos locais e de outros estados são destaque no Festival da Canção de Pinhais

COM ASSESSORIAS – O tradicional Festival da Canção de Pinhais (Fecapi) está se consolidando no cenário musical independente do Brasil. Na sua 14.ª edição, o evento voltou a atrair bandas de outros estados, que se alternaram no palco com artistas locais na disputa por prêmios. Foram 12 apresentações, nas categorias mista e rock, que aconteceram no domingo (30) em uma estrutura especial montada no Parque das Águas, como parte das comemorações pelos 33 anos de Pinhais.
Cada artista foi avaliado pela apresentação de uma música de autoria própria. O grupo de jurados concedeu pontuação de acordo com critérios técnicos. Foram distribuídos troféu e certificado para: melhor músico, Gabriel Maia (acompanhando Yossef Neto); melhor intérprete, Maricel; júri popular, Thá Mello. Também foram concedidas premiações de R$ 1 mil para: segundo lugar na categoria mista, Maíra Carvalho; segundo lugar na categoria rock, Rodrigo Dias. Os vencedores, com prêmio principal de R$ 1,5 mil foram: primeiro lugar na categoria mista para Yossef Neto; primeiro lugar na categoria rock para Thá Mello. As premiações foram viabilizadas pelo apoio de patrocinadores.
O evento de premiação contou com a presença de diversas autoridades. A prefeita Rosa Maria destacou a responsabilidade de Pinhais em fazer um evento que atrai tantos artistas de fora. “Já é um festival interestadual e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade. Já somos a cidade mais sustentável do país, temos o melhor saneamento básico do Paraná. E desenvolvemos a cultura, esporte e lazer também”, afirmou. Ela ressaltou que a cultura é uma importante ferramenta para desenvolver o capital humano da cidade e desenvolvimento socioemocional dos cidadãos.
O Fecapi é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) e tem como objetivo, entre outros, intensificar o movimento musical no município e promover o intercâmbio cultural. “O festival saiu do território de Pinhais, dessa pequena cidade, para se tornar um festival reconhecido em todos os lugares do Brasil”, comemorou o secretário da Pasta, Ricardo Augusto Pinheiro. A banda Thá Mello, por exemplo, veio do Rio de Janeiro (RJ). Yossef Neto, vencedor da categoria mista, mora há apenas nove meses em Pinhais e ficou muito satisfeito com a realização do festival.
A banda Fulachët viajou cerca de mil quilômetros, de Araxá, em Minas Gerais, para participar do Fecapi. “A gente queria muito apresentar nosso som no Sul do Brasil, e o festival foi uma bela oportunidade. A gente se organizou para angariar dinheiro e pagar as despesas, e foi maravilhoso”, disseram os músicos Luiz Moço, Wanderson Iaghy e Juninho Leite. Além dos artistas já citados, também se apresentaram no palco do Fecapi: Banda Kayenna, Lukhe, Christian Guibor, Sowdierz, Onzenós, e The Shiftshaders.
Critérios técnicos
Cada artista apresentou duas músicas covers (canções já famosas, de outros artistas) mas apenas as músicas autorais eram avaliadas tecnicamente nos quesitos instrumental, composição, arranjo, harmonia, originalidade, interpretação e presença de palco. “Todo músico que começa a fazer um trabalho autoral quer demonstrar o trabalho, então participar de um festival desses é muito importante, além de levar diversão e cultura para o público”, observou o músico Paulo Pereira, um dos jurados.
Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na cerimônia de premiação o vice-prefeito Marcinho; a secretária municipal de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes; o presidente da Câmara Municipal, Anderson Pioco; e a vereadora Haline Siroti.