Grande Curitiba

Cerca de mil contratações temporárias aconteceram no Natal deste ano

Dados mostram a recuperação da economia ponta-grossense
22 de dezembro de 2021 às 18:14

COM ASSESSORIAS – Com o fim do ano e aumento no volume de compras, motivado principalmente pelo 13º Salário e Natal, empresários da cidade fizeram contratação temporária.

Segundo dados da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, neste ano foram registradas cerca de 600 vagas de trabalho temporário, aumento de 20% em relação a 2020. E, quando se fala em outras agências de seleção de talentos, o número pode chegar a mil contratações.

José Carlos Loureiro Neto, presidente do Sindilojas, comemora o número. “O ano passado foi muito preocupante para os lojistas, pois as ruas estavam praticamente vazias e o movimento nas lojas era muito baixo, mas neste ano vemos o contrário, o que é muito gratificante e mostra que estamos retomando a nossa economia”.

Nilton Cesar Bahls Gomes, coordenador de administração e diretor da Agência do Trabalhador/SMICQP de PG, concorda com Loureiro e comenta a relação entre o crescimento na contratação e a retomada econômica. “Veja o que acontece com o próprio segmento industrial que precisou acelerar sua produção para atender a demanda. Os números mostram que tivemos aumento na indústria, tivemos aumento na prestação de serviço, tivemos aumento no setor comercial e por isso, vemos que a economia está em plena retomada”.

Segundo dados da Fecomércio/PR, 82% dos paranaenses entrevistados vão presentear neste ano, crescimento de 7% em relação a 2020 e 8% em comparação a 2019, período anterior a pandemia.

Quando questionado o tipo de compra no Natal, os entrevistados apontaram vestuário, seguidos por brinquedos e calçados. Já o valor médio de gastos fica entre R$200 e R$500.

Horário de atendimento no fim de ano

Desde o início de dezembro, Ponta Grossa está com horário diferenciado no horário de atendimento no comércio de rua e lojas do shopping.

E, desde a segunda (20) até a quinta-feira (23), as lojas de rua atendem das 9h às 22h. No dia 24, véspera de Natal, o atendimento é menor, acontecendo das 9h às 18h. No Natal e no domingo (26) as empresas estarão fechadas.

Já as lojas do shopping desde o dia 13 estão atendendo das 10h às 23h. Na sexta-feira (24), o atendimento é das 9h às 18h. A partir do dia 25 o horário de atendimento nas lojas do shopping volta ao normal.