Grande Curitiba

Assistência Farmacêutica do município é referência no Estado segundo CRF-PR

10 de março de 2023 às 16:35
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – Na última terça-feira (07), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) se reuniu com farmacêuticos do serviço público de São José dos Pinhais (PR) para conhecer a estrutura e a organização da assistência farmacêutica do município, considerada uma referência no Estado.

A visita foi guiada pelo Dr. Amilton Ferreira de Paula – diretor da Assistência Farmacêutica (AF) do município, Dra. Jaciane Bloss Bassil – chefe de Divisão da Assistência Farmacêutica, Dra. Luana Menezes de Melo – coordenadora do Laboratório e Dra. Tatiane Beloni – responsável técnica do Laboratório Municipal de São José dos Pinhais.

Segundo o CRF-PR, o Paraná tem muitos exemplos positivos de Assistência Farmacêutica e São José dos Pinhais é um deles no que diz respeito à organização do serviço farmacêutico. Durante o encontro, o diretor da AF – Dr. Amilton de Paula, ressaltou a importância dos profissionais e do apoio e reconhecimento da gestão do município em relação ao trabalho dos farmacêuticos.

“Hoje somos quase 70 farmacêuticos. E o objetivo é que, cada vez mais, os farmacêuticos assumam cargos de liderança. Com o trabalho desses profissionais, evoluímos muito com a assistência farmacêutica”, afirmou Amilton.

A diretoria do CRF-PR parabenizou o município e ressaltou a evolução do trabalho dos farmacêuticos ao longo dos anos. “Isso é essencial para a promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva. A assistência farmacêutica do município é um exemplo para muitas cidades do estado. Por isso, fazemos questão de conhecer a fundo o trabalho dos profissionais daqui”, destacou o presidente do CRF-PR – Dr. Márcio Antoniassi.

Durante a visita, a equipe municipal também apresentou o Programa Hora Certa, criado durante a pandemia. O projeto possibilita, de forma rápida e prática, a dispensação de medicamentos. O pedido pode ser feito de forma antecipada, via Whatsapp, e o paciente vai, com hora marcada, até a farmácia de acesso mais fácil, evitando filas. Também foram apresentadas a estrutura da assistência farmacêutica no município, competências, projetos e desafios.

Após a visita, os representantes do CRF-PR foram recebidos na Secretaria de Saúde pela Dra. Kelly Cristina da Luz Pedroso, que é a farmacêutica responsável pelo Programa Hora Certa, Dra. Rachel Mehl – responsável por compras de medicamentos, Dra. Scheila Takayasu – diretora do Departamento Administrativo da secretaria, Rafael Antonio Gabriel – enfermeiro diretor geral da Secretaria de Saúde e Dra. Priscila Scalercio – coordenadora pela Farmácia do Hospital São José.

Representando o CRF-PR estiveram presentes o presidente, Dr. Márcio Augusto Antoniassi, o vice-presidente – Dr. Valquires Godoy, a diretora secretária-geral – Dra. Greyzel Benke, o diretor tesoureiro – Dr. Eduardo Valério, o gerente geral – Dr. Edivar Gomes, e o fiscal – Dr. Eduardo Pazim.

A Diretoria do CRF-PR ressalta que realiza essa aproximação com vários municípios, tanto para enaltecer as experiências exitosas, quanto para orientar aqueles que estejam com dificuldades.