Grande Curitiba

Piscicultores já estão nos preparativos para a 30ª Feira do Peixe Vivo

O evento reunirá 18 piscicultores que irão comercializar peixes de várias espécies, vendidos a preços fixos
11 de abril de 2022 às 16:46
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, nos dias 13 e 14 de abril, Araucária terá a 30ª Feira do Peixe Vivo. O evento reunirá 18 piscicultores que irão comercializar peixes de várias espécies, vendidos a preços fixos.

Os produtores estão nos preparativos para a Feira e muitos já iniciaram o processo de esgotar os tanques. Nesta segunda-feira, Tiago Mika, um dos piscicultores que levará tilápia, carpa capim e pacu, já começou a separar os peixes nos tanques. “Passamos a rede e os peixes ficam acondicionados em um espaço menor no tanque, com aerador para manter a oxigenação na água”, explicou.

Sergio Musial, que participa da Feira há mais de 10 anos, novamente marcará presença como produtor nesta 30ª edição do evento. A partir dessa terça-feira, ele iniciará o processo para separar os peixes e deve levar carpa capim, carpa cabeçuda, bagre e traíra.

Entre os fatores relacionados à qualidade dos peixes, os piscicultores destacam o uso de boa ração, tratamento e qualidade da água e o manejo correto com os animais. “Durante o transporte até a Feira, os peixes também vão em local em que é mantida a devida oxigenação”, explicou Musial.

ESPÉCIES

Na 30ª Feira do Peixe Vivo, o público poderá comprar tilápia, bagre africano, carpa húngara, carpa capim e carpa cabeçuda a R$ 18,00/kg. Jundiá e catfish serão comercializados a R$ 21,00/kg. Lambari, traíra e pacu serão vendidos a preços variados.

Após a compra do peixe, o visitante da feira pode levá-lo para a seção de limpeza e aguardar a finalização.

FISCALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) estará com equipes na 30ª Feira do Peixe Vivo realizando a inspeção sanitária e assegurando que o abate humanitário será feito da maneira correta. Trata-se de um procedimento que segue as determinações de bem estar animal, onde os peixes passam por insensibilização. O método garante que o animal seja abatido sem dor e sem sofrimento.

SERVIÇO

A 30ª Feira do Peixe Vivo acontecerá nos dias 13 e 14 de abril, no Parque Cachoeira, das 8h às 22h. A entrada é franca.

Além da venda dos peixes, haverá também venda de artesanato e hortifrutti, recreação infantil, atrações culturais a partir das 18h e praça de alimentação com food trucks.