Grande Curitiba

Prefeitura de Araucária fornecerá gratuitamente vacina para cavalos

A vacinação acontecerá em diversos pontos da área rural e alguns da área urbana entre os dias 29 de agosto a 06 de setembro
9 de agosto de 2022 às 16:08
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Entre os dias 29 de agosto a 06 de setembro a Prefeitura de Araucária, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG), fornecerá gratuitamente vacinação para equídeos. O imunizante previne encefalomielite, raiva e tétano e pode ser aplicado em potros a partir de 3 meses de idade.

A equipe da SMAG estará com pontos de vacinação na área urbana e principalmente na área rural de Araucária entre o período indicado, a fim de vacinar o maior número de animais. Além de cavalos, pôneis e muares também podem receber a dose.

Animais que receberam a vacina na campanha do ano passado devem receber a dose de reforço neste ano. Já os animais que nunca receberam nenhuma dose, ao receberem a primeira vacina será feito cadastro para retirar as doses de reforço já no próximo mês.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Araucária é o único município do Estado que fornece de forma gratuita a vacina contra encefalomielite, raiva e tétano para equídeos. É importante que os donos desses animais de grande porte garantam essa imunização, já que tratam-se de doenças infecciosas que podem levar à morte. Além disso, é de grande importância evitar a transmissão dessas doenças.

De acordo com os médicos veterinários da SMAG, a encefalomielite é uma doença zoonótica e infecto-contagiosa que acomete o sistema nervoso do animal. Já a raiva é uma doença que acomete os mamíferos, inclusive o cavalo e o homem, e também atinge o sistema nervoso, possuindo letalidade de aproximadamente 100%. O tétano, por sua vez, é uma infecção bacteriana aguda e grave, altamente letal, que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele.

“Pedimos aos responsáveis pelos animais para que compareçam no dia e local marcado para a vacinação, já que não haverá nenhum custo para os donos, nem mesmo com a aplicação do imunizante. Por outro lado, precisamos destacar que com essa vacina os animais ficam protegidos e com condições de se defenderem imunologicamente dos agentes infecciosos”, comentaram os médicos veterinários.

DATAS, HORÁRIOS E LOCAIS

Para acessar o calendário com as datas, horários e locais da vacinação, CLIQUE AQUI.

Mais informações pelos telefones 3614-7531 ou 3614-7562.