Grande Curitiba

Nova remessa de mudas chega nesta semana nas dez regionais

26 de julho de 2021 às 15:47
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Quem quiser plantar e contribuir para o Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba pode retirar a muda gratuita em uma das dez regionais da cidade. As mudas são produzidas pelo Horto Municipal da Barreirinha e começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (26/7) pelas regionais Boa Vista, Matriz, Santa Felicidade e Portão (locais abaixo)

Nesta terça-feira (27/7), será a vez das regionais Pinheirinho, Tatuquara e CIC receberem as espécies. Na quarta-feira (28/7), fechando o cronograma, Cajuru, Boqueirão e Bairro Novo também começam a disponibilizar as mudas para a população. Cada regional irá receber 500 mudas, finalizando um total de cinco mil.

Este é o segundo mês de distribuição, outras seis mil mudas já foram entregues à população interessada.

“Iniciamos essa distribuição em junho deste ano e há uma grande procura pelas mudas, as primeiras seis mil foram esgotadas logo na primeira semana de entrega”, comemora o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff.

Juntos pelo meio ambiente

Para a retirada, é necessário o preenchimento de um cadastro simples. Da mesma forma como acontece com a solicitação de mudas pela Central 156, o cidadão deverá informar o local e características do plantio para que seja fornecida a muda mais adequada. Poderão ser plantadas espécies como a palmeira jerivá, palmito, pitanga, cereja, ipês amarelo e roxo.

“O plantio auxilia nas condições climáticas, quanto mais árvores plantarmos, melhor será para o nosso clima, por isso é muito importante esse interesse da nossa população”, complementa Roloff.

Em áreas privadas não há restrição, mas se houver interesse no plantio em via pública – em frente de casa ou em alguma área verde, é preciso seguir as normas de urbanização.

100 Mil Árvores

O desafio foi lançado pelo prefeito Rafael Greca na primavera de 2019 e deveria ser concluído na primavera de 2020. A meta de 100 mil árvores foi superada, mesmo com a pandemia, que acabou por inviabilizar os plantios comunitários. Foram plantadas 108 mil mudas no período proposto, com a participação de empresas, exército e escolas, o município renovou o desafio para 2021.

Onde retirar uma muda de árvore nativa

REGIONAL BOA VISTA – Avenida Paraná, 3.600
REGIONAL SANTA FELICIDADE – Rua Santa Bertilla Boscardin, 213
REGIONAL MATRIZ – Praça Rui Barbosa, 101
REGIONAL TATUQUARA – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n
REGIONAL CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460
REGIONAL PINHEIRINHO – Avenida Winston Churchill, 2.033
REGIONAL BOQUEIRÃO – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430
REGIONAL PORTÃO – Rua Carlos Klemtz, 1.700
REGIONAL CAJURU – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150
REGIONAL BAIRRO NOVO – Rua Tijucas do Sul, 1.700